segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Números googolescos

Quando iniciamos os nossos estudos vencendo as primeiras etapas da teoria dos conjuntos encontramos certos números que o matemático considera modestamente “finitos” e que, no entanto, já nos assombram pela grandeza astronômica que envolvem.

Emprestamos a esses números, gigantes da série numérica, o qualitativo de googolescos. Cabe-nos, agora, justificar esse neologismo que poderia surpreender a severidade impiedosa de um gramático.

Um matemático de certo renome, o Dr. Edward Kasner, da Universidade da Columbia, achou que seria interessante atribuir um nome especial à centésima potência do número 10, isto é, a unidade seguida de 100 zeros.

Esse número gigantesco foi pelo Dr. Kasner batizado com um nome inteiramente simples e sonoro; o googol.

Esse número, apesar do amontoado de algarismos que representa, não satisfez o Dr. Kasner que imaginou logo outro derivado do googol.

Surgiu, assim, o googol-plex – que é definido como sendo a base 10 elevada a expoente igual a um googol.

Não vale a pena tentar escrever o googol-plex. A razão é simples. O googol-plex escrito com algarismos bem pequenos – um ao lado do outro – daria um número cujo comprimento seria um googol de vezes o diâmetro do universo visível.

Estará o leitor disposto a tentar uma pequena idéia do googol-plex?

Desafio (2a parte):
Então suponha que você tenha conseguido escrever todos os algarismos do googol-plex e que cada ZERO escrito tenha 2 mm de comprimento. Após isso, suponha que você tenha acendido uma lanterna no 1o algarismo desse número cuja luz viaja a 300 000 km/s.

APÓS QUANTOS ANOS A LUZ CHEGARÁ AO ÚLTIMO ALGARISMO DO GOOGOL-PLEX?

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Plante uma Árvore e doe 1 Kg de Alimetos

Dois sites nacionais, um para quem quiser plantar sua floresta virtual e um pra quem quiser doar 1 quilo de alimentos.

O site http://www.clickarvore.com.br/ disponibiliza uma árvore virtual de graça por dia. Pra cada árvore virtual plantada os patrocinadores pagam uma muda real que será plantada em áreas de reflorestamento de mata atlântica em todo o Brasil. Há também a opção de se comprar mudas ao custo de R$ 1,20 cada.



No site http://www.cliquealimentos.com.br/site/ pode-se doar 1 quilo de alimentos a cada 15 minutos. É só escolher uma das cidades disponíveis do Rio Grande do Sul e uma empresa que você quer que banque a sua doação ou então deixar a cargo do próprio site para que ele mesmo faça a escolha aleatoriamente.

É fácil, rápido e não dói nada.